Treinamento Funcional: Tudo que você precisa saber

postado em: Condicionamento Físico | 0

 

Treinamento Funcional: a saúde exige ações realizadas com qualidade!

O corpo não foi feito para ficar parado e por esse motivo que precisamos nos mover, praticar esportes, treinar o corpo, e nesse sentido o treinamento funcional vem cada vez mais se mostrando um forte aliado para quem deseja realmente ter maior qualidade de vida e boa estética corporal!

Não é nada satisfatório sentir que está acima do peso, não somente por motivo de estética, mas pelo simples fato do corpo necessitar ter consigo, níveis de glicose, níveis de triglicerídeos e colesterol dentro do recomendado.

O grande diferencial do treinamento funcional é que ele trabalha em diversas áreas, atuando de maneira global em todas os pontos musculares do corpo e sendo um recurso motivador para que mais energia, disposição, perda de peso ou ganho de massa magra sejam conquistados.

Melhora nos padrões de movimento, maior flexibilidade, melhor resistência, postura e força física são estímulos associados ao treinamento funcional e por isso a modalidade vem tendo espaço dia após dia em academias, sendo inclusive trabalhada nos programas feitos por personal trainer.

 

Como o treinamento funcional é desenvolvido?

Primeiro, o termo funcional vem da ligação com maior eficácia e resultados, visando assim melhorar a capacidade em que o aluno tem de se locomover e atuar com diferentes movimentos.

Ele é considerado atualmente como uma das práticas de atividades físicas mais compensatórias, já que é prático, útil e ao mesmo tempo eficiente. O treino é muito eficaz, dado os grupos musculares em que atua e na condição de tornar os exercícios interessantes e até mesmo divertidos.

Em um treino funcional, o aluno:

  • Agacha – fortalecendo áreas como glúteos e coxas.
  • Corre – adquirindo maior mobilidade e resistência.
  • Puxa – exercendo a condição de força e superação.
  • Pula – desenvolvendo a aptidão de ser veloz e tendo maior flexibilidade.

Obviamente outras atividades físicas são realizadas, a depender da academia e do personal trainer que aplica o treino funcional. Músculos mais firmes e fortes é outro benefício do treinamento funcional.

O treinamento funcional traz grandes benefícios ao corpo porque exige o emprego de gestos motores e musculares, trabalhando várias áreas importantes como coxas, glúteos, braços, tronco, entre outros.

O grande diferencial dos exercícios funcionais é que por atuar de forma simultânea e em conjunto, trabalha bem o corpo como um todo, não somente tratando regiões específicas. Os demais tipos de atividades físicas costumam ser muito mecânicas, cansativas e comuns, de forma que os exercícios funcionais efetuam oportunidades extensas para o equilíbrio da saúde e desenvolvimento positivo do corpo em diversos sentidos.

 

 

Diversas academias e personal traines especializados podem atuar com essa programação, de forma que o aluno tenha acesso a todos os recursos e vantagens que o treinamento funcional oferece.

As aulas podem ser feitas em ambientes abertos como praças, clubes ou em locais fechados como galpões, salões e academias. A interação com essa atividade geralmente ocorre em grupo, onde cada pessoa vai estimulando a outra a desempenhar determinado movimento e assim por diante.

Hastes, cones, elásticos, cordas, discos, bola de futebol entre outros podem ser usados para a realização dos movimentos.

 

Crossfut e treinamento funcional

O Crossfut é uma modalidade de treinamento funcional que trabalha o corpo de forma bem ampla. O treinamento usa a força do próprio corpo para não somente trabalhar áreas musculares, mas fazendo com que haja uma melhor consciência corporal.

Dessa maneira, o indivíduo aprende a vencer adversidades, pois é motivado a estar completamente integrado a um sistema de superação constante. O Crossfut com seus recursos, amplia as capacidades físicas e psicológicas, além das emocionais, envolvendo corpo, mente e sentimentos.

Pronto para conhecer o Crossfut?

Deixe uma resposta