Todo mundo sabe dos riscos que o sedentarismo pode trazer à saúde e que a prática de exercícios físicos, de forma regular, traz inúmeros benefícios para quem pratica, independentemente da idade. Os benefícios do exercício são indiscutíveis.
O problema é que nem todo mundo tem tempo, disposição ou mesmo o gosto por esse tipo de atividade. É aí que tudo parece ficar mais complicado.
Se você se enquadra no grupo das pessoas que precisa, mas não tem vontade alguma de praticar atividade física, continue com a leitura deste post, onde vamos falar um pouco mais sobre os riscos do sedentarismo e os benefícios do exercício físico para a saúde.
Saiba também que para fugir do sedentarismo você não precisa se matricular em uma academia, tomar suplementos e suar em bicas. Longe disso! Não acredita? Então confere aí os benefícios do exercício na sua vida!
Riscos do sedentarismo
O recomendado para um adulto saudável é que ele queime cerca de 300 calorias por dia ou algo em torno de 2.200 calorias por semana, seja realizando exercícios físicos ou durante as tarefas do dia a dia. Não importa: subir escadas e correr atrás do ônibus também vale.
Configura-se como sedentarismo quando a pessoa não queima essas 300 calorias por dia e acaba acumulando-as dia após dia. É, justamente, aí que a falta de atividade física passa a ser um problema sério.
O sedentarismo pode atingir os órgãos vitais como coração, rins, cérebro, entre outros, além de impactar diretamente na saúde dos músculos e ossos, que se tornam mais frágeis e suscetíveis à doenças, podendo atrofiar e perder a flexibilidade, literalmente, pela falta de uso, comprometendo a saúde do corpo de forma mais ampla.
Abaixo, listamos algumas doenças associadas ao sedentarismo:
- Obesidade
- Colesterol alto
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Infarto
- Asma
- Alguns tipos de câncer
- Distúrbios psicológicos
Os benefícios do exercício físico para as mulheres
Para as mulheres, os benefícios do exercício físico sempre esteve associado à estética, com objetivo de manter um corpo bonito e atraente, mas não deveriam ser só esses os motivos.
A atividade física, como um todo, ajuda a combater os sintomas da TPM, melhorando a saúde psicológica e também no fortalecimento dos ossos e articulações, por exemplo, e não é só isso.
Ainda podemos citar a tão desejada perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, a redução da pressão arterial e uma significativa melhora do diabetes, diminuição do colesterol ruim e o aumento do HDL, o chamado, “colesterol bom”.
Fazendo atividades físicas no dia a dia
Se você é daquelas que odeia fazer exercícios físicos e prefere passar o tempo lendo um bom livro ou o mais próximo que você chegou de uma maratona foi quando assistiu todos os episódios da sua série favorita, em um único dia, não se preocupe. Os benefícios do exercício também podem chegar até você.
Comece lembrando que exercício físico e atividade física não são sinônimos. Exercício físico é uma ação planejada e estruturada, que, quase sempre, utiliza modalidades esportivas como base, são as danças, as lutas ou algum tipo de jogo individual ou coletivo, por exemplo.
Já a atividade física é toda e qualquer atividade que resulte em movimentos corporais, como andar a passos largos por estar atrasada ou subir as escadas do seu prédio porque o elevador está em manutenção. Ou seja, toda atividade que acelere seus batimentos cardíacos e aumente seu gasto energético.
Não há desculpas para não se movimentar, você pode simplesmente começar a descer um ponto de ônibus ou estação de trem/metrô antes da sua parada habitual e fazer o resto do percurso a pé, por exemplo, ou quem sabe subir as escadas do seu prédio, duas ou três vezes por semana, ao invés de pegar o elevador, evitar as escadas rolantes também é uma opção. Fazer proveito dos benefícios do exercício físico é fundamental para uma vida mais saudável.
Mas se você consegue, e até gosta de praticar exercícios físicos, mas não quer, não pode e/ou não gosta do clima das academias tradicionais, tudo bem também, existem inúmeros exercícios que podem ser feitos na rua, nas praças e até mesmo dentro de casa.
Nossas dicas para aproveitar os benefícios do exercício
Antes de começar a praticar um exercício físico, seja ele qual for, é fundamental consultar um cardiologista e realizar alguns exames para checar se está tudo bem com a sua saúde, e se você está apta a realizar as atividades.
Após a consulta e a liberação do seu médico, procure um profissional de educação física, conte para ele como é a sua rotina, qual é o seu objetivo e quais são os exercícios que você mais gosta de fazer e também os que menos gosta. Ajude-o a montar um treino divertido e que seja possível você praticar dentro da sua casa, se essa for a sua preferência.
Não desanime na primeira semana de treino, tenha paciência, pois quando o assunto é esporte os resultado costumam aparecer após o terceiro mês de prática ininterrupta. De alguma forma, motive-se.
Sempre pratique os exercícios vestida apropriadamente, use roupas e calçados confortáveis próprios para esse tipo de atividade. Ah e evite estar maquiada, você vai suar bastante e seus poros precisam estar abertos para sua pele respirar.
Mantenha-se hidratada, antes, durante e depois dos exercícios, a sudorese e a desidratação são as principais causas de mal-estar durante os treinos, por isso, tenha sempre uma garrafa d’água por perto.
Faça um bom aquecimento antes de iniciar os exercícios e após o término, alongue-se. Peça para o profissional de educação física que for montar o seu treino, montar também uma série de exercícios para aquecer o seu corpo antes das atividades e outra série de alongamentos para o pós treino. É muito importante que o alongamento seja feito para evitar contusões e machucados. Saiba mais sobre o assunto no artigo alongamento: a importância antes e depois do treino.
E a nossa última dica e não menos importante, muito pelo contrário é: caso você apresente qualquer problema de saúde ou mal-estar durante um exercício, procure, rapidamente uma orientação médica.
E aí, gostou das nossas informações e dicas de como você pode começar a praticar exercícios físicos sem precisar sair de casa? Tem algum detalhe que você acha importante e por acaso ficou de fora desse post? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.