Ganhando condicionamento físico e qualidade de vida

postado em: Dicas Nutricionais | 0

Se você não é atleta, deve ter ouvido falar poucas vezes sobre a importância do condicionamento físico, não é mesmo?

Ter um bom condicionamento físico é importante não só para os atletas ou frequentadores assíduos de academia, mas também para quem quer ter uma qualidade de vida melhor, mais disposição e vitalidade no dia a dia. 

Dá uma conferida no post abaixo que preparamos para você e entenda exatamente do que estamos falando!

Por que o condicionamento físico é importante? 

A importância do condicionamento físico

Não é novidade para ninguém o quão importante é manter o corpo sempre em movimento, com atividades e exercícios físicos regulares e frequente. 

Com o passar do tempo, quanto menos usamos os nossos músculos, nosso corpo vai perdendo cada vez mais força e nosso sistema cardiorrespiratório é prejudicado, dificultando as nossas habilidades respiratórias. Principalmente quando são combinadas com alguma atividade que não estamos acostumados, como aquela corridinha para pegar o ônibus, subir a escada do prédio quando o elevador está quebrado, entre outros inconvenientes. 

Condicionamento físico é sinônimo de qualidade de vida

As atividades físicas melhoram a nossa disposição diária e a nossa saúde. O condicionamento físico trabalha como um protetor para o nosso sistema cardiovascular, diminuindo sua frequência cardíaca, mantendo-o em movimento e com seu funcionamento regular.

A melhora no fluxo sanguíneo favorece o retorno venoso, diminuindo a resistência periférica, deixando os vasos sanguíneos mais elásticos e livres de gordura. Ou seja: ele torna a circulação sanguínea mais fácil e regula a pressão arterial. 

O condicionamento físico também contribui para que os níveis de glicose de pessoas diabéticas permaneçam baixos e tem uma capacidade protetora da boa massa muscular, que auxilia as articulações, oferecendo maior resistência física e diminuindo a rigidez.

A prática frequente de exercícios e atividades físicas aumenta o rendimento e a resistência corporal, auxilia na capacidade respiratória e na oxigenação, contribui com a coordenação motora e o equilíbrio, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial e transforma a gordura em fonte de energia, fazendo com que o peso e o colesterol diminuam.

Além de todos esses benefícios, um bom condicionamento físico também ajuda a combater o estresse e diminui a ansiedade, protege o sistema imunológico e o organismo de diversas doenças. Um mundo de benefícios, não é mesmo?

Como ter um bom condicionamento físico

A busca por um bom condicionamento físico

Como você viu acima, manter um bom condicionamento físico proporciona diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Mas como pessoas comuns, que não são atletas, podem ter um bom condicionamento?

Veja abaixo algumas práticas que são recomendadas por especialistas:

Faça exercícios regularmente e progressivamente

Antes de mais nada, é importante lembrar que as atividades físicas devem ser sempre recomendadas e acompanhadas por um especialista. O profissional vai pedir uma série de exames físicos para avaliar qual é a melhor atividade para você. 

O condicionamento físico melhora ao passo que as atividades são realizadas com frequência e de forma progressiva. Isso quer dizer que devemos sempre exigir um pouco mais do nosso corpo, com estímulos frequentes para que ele apresente novos resultados. 

Quando nos exercitamos sempre da mesma forma e com a mesma intensidade, o rendimento para de apresentar resultados diferentes e, no futuro, o corpo terá dificuldade em responder a maiores estímulos, como por exemplo ao subir ladeiras mais íngremes. Seu corpo pode apresentar uma fadiga maior ou mais rápida. 

A frequência dos exercícios também é importante. Faça atividades periódicas e com um número de repetições e intensidade definidas. A periodicidade e frequência podem mudar de acordo com os resultados obtidos, mas sempre acompanhados por um profissional especializado. 

Troque de atividade sempre que possível

A frequência contribui para o condicionamento físico, mas também pode desestimular o corpo. Muitas pessoas acabam abandonando as atividades por acharem que o treino não apresenta novidades ou não gostar de seguir sempre a mesma rotina. 

É verdade que depois de algum tempo praticando a mesma atividade o corpo começa estagnar e demora mais para apresentar novos resultados. Por isso, a mudança de atividade pode ser um motivacional para o praticante.

O CrossFut, por exemplo, é uma atividade de alta intensidade que alia atividades de atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso a exercícios específicos de futebol. A prática costuma ser realizadas em parques e praças com muitos saltos, corridas e chutes em bolas. É uma ótima pedida para quem gosta de variar no exercício físico! 

Descanse

Um erro muito comum de quem começa a praticar alguma atividade física é não parar nenhum dia para descansar. Ávidos por resultados rápidos, acabam esquecendo que o corpo precisa de alguns momentos de pausa para desenvolver o que foi estimulado. 

Converse com o seu treinador e siga as suas orientações quanto aos dias de descanso. 
Do contrário, o seu corpo pode receber o que os especialistas chamam de overtraining, que é a sobrecarga de treinamento, fazendo com que o corpo não evolua, podendo até ter um regresso no desempenho. 

Cuide da alimentação

Os alimentos ingeridos devem estimular o desenvolvimento do seu condicionamento físico, por isso é importante ter o acompanhamento de um nutricionista. Algumas orientações, porém, podem ser seguidas para qualquer tipo de treinamento ou dieta. Abaixo você pode saber algumas delas: 

  • Faça todas as refeições do dia;
  • Reforce o café da manhã, principalmente antes dos treinos
  • Mantenha-se hidratado o dia todo;
  • Evite consumir alimentos pesados antes de dormir;
  • Consuma muitas verduras, legumes e frutas;
  • Elimine o refrigerante, a gordura e as frituras.

Alimentos que fazem bem para o condicionamento físico 

A alimentação auxilia um bom condicionamento físico

A recomendação profissional é muito importante para a definição de uma dieta balanceada de acordo com o nível e exigências de cada treino, mas o consumo de alguns alimentos podem começar a te ajudar desde já. Veja algumas indicações:

  1. Muitos vegetais são antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres, responsáveis por causar a fadiga muscular. É o caso do espinafre e do brócolis, por exemplo. O espinafre também conta com o octacosanol, um nutriente que aumenta a captação do oxigênio pelos músculos, além de ser rico em vitamina E. 
     
  2. As proteínas em geral contribuem para a formação da massa muscular. Invista em carnes brancas, como peixes, crustáceos e soja. A Quinoa é outro exemplo: um grão rico em proteínas que contém os 9 aminoácidos essenciais para uma boa dieta. Além disso, tem baixa caloria e muitas fibras, que auxiliam na digestão e diminuem a absorção de gorduras. 
     
  3. Por fim, a água é fundamental para qualquer dieta e em toda atividade. A hidratação ajuda a repor os minerais perdidas, repõe as energias, produz proteína e auxilia na queima de gordura. 

E então, preparado para melhorar o seu condicionamento físico? Continue acompanhando as dicas do nosso blog.

Deixe uma resposta