6 ideias do que comer depois do treino

postado em: Dicas Nutricionais | 0

Os praticantes de atividades físicas são sempre muito preocupados com a alimentação no pré-treino. Por mais que a alimentação não seja a adequada dependendo do objetivo do desportista, os praticantes de atividades físicas devem se preocupam em se alimentar para que não sintam fraqueza, tontura ou passem mal e durante o treino. 

Com o pós-treino essa preocupação é menos frequente, pois alguns praticantes, principalmente aquele que buscam a perda de peso, acreditam que ficar sem comer pode ajudar no processo de emagrecimento. Essa atitude é um grande erro.

Saber o que comer depois do treino é tão importante quanto no pré-treino, pois se o corpo não receber os nutrientes que precisa, pode demorar mais tempo para se regenerar. Quando o desportista se alimenta da forma adequada, ele está favorecendo não só a regeneração muscular, mas também o ganho de massa muscular e a perda de peso. 

Veja a seguir o que você deve comer depois do treino!

O que comer depois do treino para emagrecer

A alimentação adequada no pós-treino é essencial para quem está em processo de emagrecimento. Alguns alimentos auxiliam no ganho de massa magra, ajudam a queimar a gordura do corpo e otimizam a performance para os próximos treinos.

Confira os alimentos que você deve comer depois do treino para garantir a perda de peso.

1. Carboidratos integrais 

6 ideias do que comer depois do treino

Os carboidratos integrais são essenciais para a recuperação das forças perdidas durante o treino. Ao se exercitar, uma pessoa perde muita energia e rompe diversos músculos do corpo. Os carboidratos integrais ajudam a recuperar a energia perdida, o açúcar que estava armazenado nas células e o glicogênio, forma com que a nossa energia é armazenada. 

Além disso, os carboidratos integrais são ricos em fibras e regulam o funcionamento intestinal. Porém, devem ser consumidos com moderação, pois eles também apresentam valores calóricos. Os carboidratos integrais estão presentes nos pães integrais, arroz integral e macarrão integral. 

Para facilitar o processo, você pode preparar alguns lanches com pão integral e levá-los na mochila. Assim você pode comer logo depois de sair da academia!

2. Proteínas

Proteínas são ótimas opções para comer depois do treino!

As proteínas de alto valor biológico devem ser consumidas para eliminar a gordura corporal. Os alimentos que apresentam esse tipo de proteína contribuem não só para o emagrecimento, mas também para reparar e definir a musculatura. 

Inclua frango, peixe, carne bovina, queijo branco, iogurte e proteína de soja em sua dieta. Prepare uma salada com peixe, queijo e proteínas de soja e leve com você para comer depois que o treino terminar! 

3. Alimentos com baixo índice glicêmico

Alimentos com baixo índice glicêmico para comer depois do treino

Os alimentos com baixo índice glicêmico proporcionam uma digestão mais lenta, liberando pouco açúcar no sangue e prolongando a sensação de saciedade. Dessa forma, os picos de fome fora de hora diminuem significativamente. 

Aposte em leites, iogurtes, queijos, cereais integrais, leguminosas, pão integral, macarrão integral, milho, frutas e verduras m geral. Você pode preparar uma vitamina com iogurte ou leite e cereais para tomar quando chegar em casa!

4. Termogênicos

Termogênicos ajudam a perder peso ao comer depois do treino

Falamos no artigo 6 opções de alimentos para comer antes do treino que os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo, ajudando na queima de gordura e, por consequência, no emagrecimento. Esses alimentos também podem ser consumidos após os treinos. 

Inclua canela, gengibre e pimenta vermelha na sua dieta. Esses ingredientes podem ser usados para temperar a comida ou criar pratos específicos.

O que comer depois do treino para ganhar massa muscular

Depois de um treino pesado, a perda de energia das reservas de glicogênio e de diversos nutrientes são altíssimas e uma alimentação adequada ajudará com a reposição de cada uma dessas fontes. 

Para estimular o ganho de massa muscular é preciso consumir os alimentos certos. Veja abaixo o que você deve comer depois do treino para ganhar massa muscular:

1. Carboidrato de alta glicemia

Comer depois do treino: carboidrato de alta glicemia

Os carboidratos ajudam a repor as reservas de glicogênio que foram perdidas durante o treino. É importante fazer essa reposição rapidamente para que o seu corpo saia do processo catabólico, que é quando ele passa a se alimentar do próprio músculo, e passe para o anabólico, que é quando ele passa a construir o músculo.

Opte por um carboidrato de alta glicemia para recompor as suas reservas de glicogênio rapidamente. Você o encontrará na granola, aveia, beterraba, frutas como banana, manga ou mamão e pães

Esses alimentos podem ser ingeridos com facilidade enquanto você volta para casa ou vai para o trabalho. As frutas, a aveia e a granola podem virar uma salada de frutas ou uma vitamina!

2. Proteínas de alto valor biológico

Proteínas de alto valor biológico para comer depois do treino

São fundamentais para o ganho de massa no pós-treino e devem ser absorvidas de forma rápida para recompor as perdas de aminoácidos do treino. 

Essas proteínas vão te ajudar na cicatrização de pequenas lesões e no processo de construção dos músculos. Queijo cottage, clara de ovo, leite desnatadopeito de frango são proteínas de alto valor biológico e ótimas para comer depois do treino. 

Você pode bater o leite desnatado com algum shake suplementar, fazer um mexido com as claras de ovo ou preparar um frango desfiado!

Após o treino, o seu corpo precisará de um alimento que forneça carboidratos e proteínas e que seja absorvido rapidamente. Nesses casos, os líquidos são as melhores opções, pois não precisam passar pela decomposição do sistema digestivo. 

Aproveite os benefícios das vitaminas que podem ser feitas com leite desnatado, frutas e até um suplemento alimentar, caso você já esteja tomando algum. Lembrando que o uso de suplementos deve ser acompanhado por um especialista. 

Além disso, é importante que você fique atento para não exagerar nas porções de suas receitas.

A alimentação deve proporcionar benefícios para o treino e não causar o efeito contrário. Converse sempre com um nutricionista, pois ele poderá te recomendar um cardápio adequado para o seu objetivo e tipo de treino.  

Os alimentos que citamos neste artigo não oferecem nenhum tipo de risco para a saúde de quem comer depois do treino, desde que sejam consumidos em pequenas porções. No caso dos alimentos recomendados para a perda de peso, é importante lembrar que uma dieta restritiva deve ser sempre acompanhada de um profissional de saúde.

Continue lendo os nossos artigos para saber mais sobre alimentação, saúde e bem-estar!

Deixe uma resposta