Três fatores para o sucesso das pequenas franquias

postado em: Dicas Práticas | 0

Se você nunca ouviu falar do segmento de pequenas franquias e está procurando uma boa oportunidade para empreender, está aí algo para você explorar mais a fundo. Esse modelo, das pequenas franquias, é relativamente novo no Brasil. Começou a se popularizar a partir de 2012 e hoje já são quase 500 franquias que operam com esse modelo, ou seja, franquias com taxa inicial de investimento que vão de 5 mil reais até 80 mil reais.

Mas onde estão as oportunidades?

É claro que nem tudo são flores. Mesmo para modelos de sucesso, como o das pequenas franquias, é necessário investigar bem segmentos, movimentos de mercado, tendências e as inovações que estão surgindo e também aqueles traços culturais que costumam moldar a identidade de um grupo social.

Três fatores para avaliar na hora de abrir um negócio:

Três fatores importantes na hora de se avaliar a viabilidade de um negócio são: o Segmento, os Aspectos Culturais e a Rentabilidade.

Pequenas franquias têm opções no segmento de saúde e bem-estar

Para explicar cada um desses fatores, vamos usar como exemplo a CrossFut, uma das pequenas franquias de sucesso que vem conquistando muitos alunos em todo o país, justamente por ter observado esses pontos tão importantes.

Segmento

O segmento tem a ver com a área de atuação da futura empresa. Exemplos de segmentos são: alimentação; informática, moda, entre tantos outros. Ao se avaliar o segmento, é importante olhar para o passado e para o futuro. Ao olhar o passado você deve procurar dados que digam se há um histórico de crescimento, de estagnação ou de queda. Fontes boas para se encontrar números consistentes são o Sebrae, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e as associações específicas de empresas de determinados segmentos. Ao olhar para o futuro, você deve estar atento a tendências de comportamento das pessoas.

Usando a CrossFut como exemplo, percebemos que ela está inserida no segmento de saúde e bem-estar. Esse segmento, mesmo com a forte crise que vem dificultando o cenário econômico no Brasil, vem crescendo continuamente há mais de três anos. E olhando para o futuro, fica fácil perceber que, cada vez mais as pessoas têm buscado soluções criativas para cuidar da saúde e do corpo. No início, as pessoas procuravam opções de atividades físicas para perder peso. Atualmente muita gente já busca mais do que isso. Busca melhorar sua performance e até mesmo a superação dos seus próprios limites.

Alguns segmentos, no entanto, são muito amplos. Nesses casos, procure se aprofundar mais nas especificidades do negócio. Voltando à CrossFut, a modalidade criada por essa franquia explora os exercícios funcionais do Crossfit. Essa é uma especificidade importante e, nesse caso, mais uma escolha correta da marca, pois o Crossfit é hoje a modalidade esportiva que mais cresce no mundo.

Aspectos Culturais

Aspectos culturais são fundamentais para o sucesso de pequenas franquias

Pouquíssimas pessoas se preocupam em entender o impacto dos aspectos culturais de um determinado grupo antes de investir num negócio e isso muitas vezes pode significar a morte prematura de mais um empreendimento. Ao avaliar os aspectos culturais você precisa entender um pouco dos usos e costumes do público alvo que você quer atingir. Se você pretende trabalhar com cosméticos, precisa entender que tipo de produto o seu público prefere. Se for um público mais elitizado, talvez você precise investir mais no ponto de venda, escolher o mais adequado. Já no caso de focar nas classes D e E, talvez seja importante pensar em associar sua marca a um artista reconhecido por esse público e assim por diante.

Trazendo essa questão para a nossa análise do caso da CrossFut, um dos principais motivos do crescimento expressivo, mesmo entre as pequenas franquias, é justamente por ter investido num dos aspectos sociais que mais identificam o brasileiro: o futebol. Mesmo quem não gosta de futebol, fala sobre futebol no Brasil. O que além de trazer todo um benefício para marca por conta do carisma desse esporte, alia isso aos benefícios de uma atividade esportiva muito eficiente para quem busca um bom condicionamento físico.

Rentabilidade

Rentabilidade é outro aspecto de sucesso das pequenas franquias

Por último, é necessário avaliar a rentabilidade do futuro negócio. A rentabilidade acontece quando o que você ganha é superior ao valor que você investiu. Por isso o modelo de pequenas franquias vem avançando tanto, pois como o investimento inicial é bem mais baixo que as franquias convencionais, logicamente, quando você conquista mais clientes, mais rápido a sua receita vai cobrir o investimento inicial. Ou seja, quanto menor o investimento, mais rápido a rentabilidade do negócio vai aparecer.

E na avaliação da CrossFut, nosso case de estudo neste artigo, a rentabilidade é justamente um dos fatores que chamam mais a atenção. Em primeiro lugar porque não há taxa inicial de franquia (você se lembra que o investimento inicial é justamente o diferencial das pequenas franquias de sucesso?). Há sim um investimento mensal – o franqueado paga R$ 250,00 de royalties, que é como é chamada a taxa que você paga pelo licenciamento da franquia, e mais R$ 100,00 de taxa de publicidade, que no fim das contas, acaba revertida para o próprio negócio. 

O investimento mensal então é de R$ 360,00 por mês. Como em média a mensalidade paga por um aluno da CrossFut é de R$ 90,00, significa que, a partir do quarto aluno matriculado, o novo franqueado já está vendo dinheiro entrar no seu negócio.

Na prática, a estimativa dos gestores da CrossFut é que um professor de educação física que escolha deixar o emprego em escolas ou academias, que tem um salário médio no Brasil de cerca de R$ 1.550,00, segundo pesquisa salarial da Catho, em apenas seis meses pode estar com mais de 50 alunos matriculados, com um rendimento mensal de R$ 4.500,00. Ou seja, um rendimento 268% maior do que tinha quando atuava como professor.

Esse é o tipo de cálculo de rentabilidade que você deve fazer antes de investir em qualquer negócio!

CrossFut: um modelo de pequenas franquias de sucesso

Como fica claro no caso da CrossFut, ao se avaliar os fatores segmento, aspectos culturais e rentabilidade, e analisar como eles juntos podem convergir a favor de um negócio, o futuro empreendedor aumenta suas chances de entrar para esse mercado das pequenas franquias de sucesso.

E se você gostou do modelo da CrossFut, saiba que estamos procurando franqueados interessados em lucrar com o esporte pelo Brasil inteiro. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso case de sucesso!

Deixe uma resposta