Microfranquias baratas: rentabilidade e retorno rápido

postado em: Dicas Práticas | 0

Em 2012 a Associação Brasileira de Franchising (ABF) já mapeava os primeiros movimentos do que o mercado passaria a chamar de microfranquias. Um modelo de franquias que se destacava por necessitar de investimentos mais baixo do que as franquias tradicionais, além de ser mais flexível em relação a ponto, customização e seleção dos franqueados.

As microfranquias então passaram a ser conhecidas como as franquias com investimento inicial que começam em 5 mil e chegam até a 80 mil reais. Esse modelo se mostrou muito competitivo e logo caiu no gosto dos brasileiros candidatos a empresários.

De 2013 a 2016, os números do setor cresceram de forma avassaladora, segundo o estudo “Perfil das Microfranquias 2016”, publicado em 2017 pela própria ABF.

O estudo mostra que houve um grande salto no setor, movido no início pelas franquias tradicionais, que criavam um modelo de entrada e expansão mais baratos, e incrementado em seguida por novas redes de franquia que trabalhavam exclusivamente com esse formato.

Em 2013, mais de 380 redes já operavam com esse formato. Em 2016, 557 redes já haviam adotado o modelo e todos os dados indicam que esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

Redes que operam com o modelo de microfranquias - ABF 2016

 

Crise Econômica + Criatividade = Microfranquias Baratas

Tem um ditado que diz que a necessidade é a mãe das invenções. E que outro fator que não uma acentuada crise econômica como a que vivemos nos últimos anos poderia gerar tantas oportunidades de inovação?

No mercado de franquias não foi diferente: surgiu um modelo novo, ousado, mas muito eficiente para responder às aflições de uma grande parcela da população brasileira: As “Microfranquias Baratas”.

As Microfranquias Baratas são modelos de franquia que necessitam investimento inicial abaixo de 5 mil reais. Algumas delas, como veremos em seguida, adotaram ainda a política de não cobrar a tão assustadora taxa inicial de franquia.

Desta forma, milhares de brasileiros que buscam uma saída para a crise, seja por estarem desempregados ou por simplesmente estarem buscando novas oportunidades de crescimento profissional, encontraram uma forma de fazer o que gosta e ter sucesso como empresário.

CrossFut, um case entre as Microfranquias Baratas de sucesso

Atualmente já estão disponíveis microfranquias baratas em muitos segmentos de mercado, de marketing digital à venda de produtos. Muitas dessas microfranquias baratas prometem lucro rápido para qualquer tipo de pessoa disposta a empreender.

No entanto, esses modelos não se sustentam porque, no final das contas, é preciso sim ter conhecimentos específicos e, principalmente, ser apaixonado pelo que faz.

Os modelos microfranquias baratas de sucesso são as que permitem justamente que o profissional tenha sucesso como empresário, mas continue também próximo da atividade pela qual ele é apaixonado.

E é exatamente isso o que acontece na CrossFut, um programa de condicionamento físico que mistura treinamento funcional com movimentos do futebol. O modelo de franquia tem um público alvo claro: os profissionais de educação física que desejam ir além das aulas em instituições, academias ou empresas de fitness e ser donos do próprio tempo e negócio. E isso é um dos fatores de sucesso da CrossFut: ter gente apaixonada por esporte e a prática de exercícios físicos, o que faz ela se destacar tanto no quadro das microfranquias baratas.

Mas para entender esse sucesso é importante analisar os fatores criados pela CrossFut para aliar uma prática esportiva tão inovadora, atuando num segmento de mercado que cresce continuamente há mais de três anos, o de saúde e bem-estar, com um modelo de negócio que oferece alta rentabilidade aos seus franqueados. Esses fatores estão ligados a políticas da empresa e ao apoio que ela oferece ao novo franqueado para gerir o negócio e alcançar os primeiros resultados.

Investimento baixo + retorno rápido = Alta rentabilidade

Microfranquias baratas: investimento baixo, retorno rápido

O primeiro destaque do modelo da CrossFut é, sem dúvida o baixo investimento inicial necessário, um dos mais baixos do mercado, mesmo quando comparados com outras microfranquias baratas.

Isso acontece porque a franquia dispensa a tal Taxa Inicial de Franquia, que muitas vezes é um dos componentes mais pesados do investimento inicial numa franquia. Para se tornar um franqueado CrossFut, o investimento inicial está 100% voltado à aquisição do equipamento esportivo necessário para a prática da modalidade e é de 1500 reais, podendo ser parcelado em até 18 meses. Além disso, o franqueado tem um compromisso mensal de mais 350 reais: 250 reais de royalties e 100 reais de taxa de publicidade, que é revertida para o próprio negócio como um todo.

Considerando os dados da mensalidade média de um aluno da CrossFut (90 reais), é fácil fazer a conta e perceber que, a partir do quarto aluno, a franquia já começa a dar resultados todo mês!

Suporte ao Negócio

Outro fator importantíssimo para o sucesso de uma franquia é contar com a experiência já adquirida pelo franqueador e pelos outros franqueados na gestão e crescimento do negócio. A CrossFut, além de todo o treinamento técnico para garantir a uniformidade e qualidade dos treinos, apoia também na gestão do negócio, mantendo o franqueado atualizado sobre todas as inovações referentes à prática da modalidade.

Suporte Comercial

E não menos importante, a franqueadora se compromete a orientar o novo franqueado em como iniciar o trabalho de prospecção de alunos e formação das primeiras turmas. Seguindo essas orientações comercias é possível fazer uma projeção de se chegar ao sexto mês de operação com cerca de 50 alunos, ou seja, com uma retirada mensal acima de 4000 reais. Esse número é 268% maior que a média salarial dos professores de educação física, segundo estudo recente da Catho. 

Prontos para driblar a crise

Seja para encontrar novos caminhos nesta crise em que o Brasil se encontra, ou para alcançar novos horizontes, profissionais de educação física de todo o país estão encontrando na CrossFut uma alternativa inovadora, empolgante e muito rentável para driblar a crise e marcar um verdadeiro gol de placa.

E aí, se interessou pelo modelo de microfranquia barata da CrossFut? Entre em contato com a gente e saiba mais como se tornar um franqueado de sucesso!

Deixe uma resposta