Seja para lucrar mais ou para ter a liberdade de tocar um negócio da forma como quiser, abrir a própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. Tomar a decisão de empreender é difícil, ainda mais quando não se quer ou não se pode gastar muito. Mas isso não deve ser motivo para fazer desistir do sonho de empreender e ser seu próprio chefe.
A ideia deste artigo é justamente essa – a de ensinar a abrir um negócio com pouco dinheiro sem abrir mão do sucesso e dos lucros! Dá para aproveitar as oportunidades do mercado, crescer e faturar em pouco tempo. Confira nas nossas dicas:
Como começar: planejamento do negócio!
Não dá para falar em empreender sem passar por planejamento. Pensar bastante no tipo de negócio que se quer abrir é o primeiro passo sem exceção. Especialmente quem busca abrir um negócio com pouco dinheiro precisa ter cuidado nessa primeira etapa ao definir exatamente onde investir.
Primeiro, que tipo de negócio o atrai? Quais setores do mercado fazem sentido para o futuro empreendedor, considerando seu conhecimento e sua afinidade com a área? Quanto está disposto a investir? Essas são só algumas perguntas básicas que precisam ser respondidas antes de dar qualquer passo.
Sabendo já como quer tocar o investimento para começar, cabe ao empreendedor seguir em frente e fazer um plano de negócio para toca o empreendimento e ter sucesso com uma gestão eficaz de verdade.
Oportunidades para abrir um negócio com pouco dinheiro
Empreender não é tarefa fácil e qualquer futuro empreendedor precisa saber disso. São muitas as barreiras e obstáculos que precisarão ser enfrentados do início ao fim. Mas nem por isso é para desanimar! Também são muitas as oportunidades disponíveis para quem quer abrir um negócio.
Quando o assunto é especificamente abrir um negócio com pouco dinheiro, algumas oportunidades também vão surgir.
Em primeiro lugar, as burocracias estão menores para empreender. No Brasil já é possível começar um negócio com pouco dinheiro, passando por menos etapas e até mesmo com incentivos e investimentos diversos.
O mercado também vive um bom momento ao oferecer formas mais inovadoras de trabalhar e empreender gastando menos dinheiro.
Uma boa oportunidade, por exemplo, é que a internet e o meio online oferecem condições muito favoráveis para quem quer empreender. Hoje em dia é possível trabalhar apenas com produtos digitais, por exemplo. Além disso, negócios de setores diversos podem funcionar no formato de e-commerce, com vendas exclusivamente pela internet e, assim, gastando menos com logística. Tudo isso sem contar, claro, em trabalhos que funcionam no modo home office, em que tudo é feito de casa e não é preciso montar estrutura física para funcionar a empresa, loja ou qualquer tipo de negócio.
Com todas essas vantagens, os empreendedores já podem se sentir mais inclinados a vencer o medo e a insegurança de abrir a própria empresa. E as oportunidades não param por aí.
Apostando em franquias: empreendimentos lucrativos e seguros
Outra grande pedida para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro e não sabe por onde começar é conhecer o segmento de franquias.
Antes de mais nada, ao falar em franquias, é preciso desmistificar a ideia de quem franquias custam muito caro. Existem, sim, marcas gigantescas que requerem investimentos iniciais milionários – literalmente. Mas nem tudo precisa ser assim! Quem escolhe abrir um negócio com pouco dinheiro e resolve apostar em franquias tem muitas opções no mercado. Gastando muito pouco é possível investir em microfranquias, por exemplo. Esses negócios especialmente pequenos requerem pouco investimento e nem por isso deixam de ser lucrativos! Com poucos milhares de reais dá para abrir a própria empresa apostando nesse segmento de sucesso, com lucros mais modestos mas investimentos muito baixos.
As vantagens das franquias para novos empreendedores são várias. Antes de mais nada, é sempre bom ter o suporte de uma marca de renome no mercado para garantir um investimento mais seguro.
Além disso, o modelo de negócio baseado em franquias já foi testado e é sucesso comprovado com diversas marcas mais ou menos famosas, espalhadas em todos os segmentos possíveis. Isso tudo sem contar que o suporte da franqueadora na hora de montar o negócio de fato é decisivo para quem não tem tanto conhecimento de negócios ou não pode investir muito em treinamentos e capacitações. Somando todos esses benefícios e a ideia de que dá para entrar para uma franquia sem gastar demais, essa se torna uma ótima opção para novos empreendedores.
Como escolher o empreendimento certo
Como já dissemos, as franquias são uma opção segura para se investir. Além disso, é possível começar o próprio empreendimento gastando muito pouco e tendo retorno em pouco tempo. Tudo vai depender de como escolher o empreendimento certo para investir.
Quem quer acertar na hora de escolher seu futuro empreendimento precisa apenas bolar um plano respondendo a algumas questões simples. Primeiro, se dinheiro é o que está em jogo, basta procurar opções realmente baratas disponíveis no mercado. Conhecendo cada uma delas, o empreendedor vai escolher a opção que tenha um investimento baixo mas sem deixar de conferir o prazo de retorno esperado. Também sem deixar de lado o planejamento, é preciso ficar de olho e ter sempre em mente o tempo que vai demorar para começar a ganhar dinheiro de fato. Lembra que planejamento é essencial para ter sucesso? Ele precisa estar sempre na mente do empreendedor!
A CrossFut, por exemplo, é um bom caso de franquia ideal para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro. Atuando no segmento fitness e de esportes, a CrossFut une treinamentos de crossfit a atividades de treinos de futebol. Com um investimento inicial bem baixo, já dá para faturar de verdade em torno de R$ 4 mil a partir do sexto mês de trabalho. Para quem tinha o dinheiro como condição importante para empreender, fica muito mais fácil garantir o sucesso do futuro negócio.
Ficou interessado no modelo de negócios da CrossFut para abrir um negócio com pouco dinheiro? Clique aqui e preencha nosso formulário e seja um franqueado de sucesso!